7 maneiras de melhorar a qualidade dos seus vídeos
nov
Artigo

Existem muitas formas de melhorar a qualidade dos vídeos produzidos, independentemente do objetivo deles. Seja você empresário, empreendedor ou produtor de conteúdo, certamente a produção de vídeos contribui para conquistar clientes, melhorar a imagem do seu empreendimento, treinar os colaboradores e até mesmo garantir um público mais fiel.

Tanto do ponto de vista do conteúdo quanto do ponto de vista técnico, é fundamental atentar-se sempre à necessidade de melhorar a qualidade dos vídeos constantemente.

Invista em som de qualidade!

Um dos fatores mais importantes em um vídeo é o som. Seja para as redes sociais ou o sistema interno da empresa, seja uma produção com locutores ou com apenas uma pessoa falando diante da câmera: é preciso que o som seja limpo, livre de ruídos e com bom volume e mixagem (ou seja, bem separado da trilha sonora e de outros sons, por exemplo). A qualidade do som é um dos principais fatores para as pessoas abandonarem um vídeo antes do fim, especialmente nas redes sociais.

É bastante óbvio: ninguém quer assistir a um vídeo cujo som é muito baixo, ou que chega somente em um canal de áudio (sabe quando somente um lado do fone de ouvido emite a fala?).

Para melhorar o som dos seus vídeos, é preciso investir. Microfones de lapela podem ser ótimas saídas para captar uma fala com qualidade, mas dependendo do projeto e do tipo de vídeo, é possível que um microfone direcional seja uma opção melhor.

Outro fator importante que contribui demais para a qualidade do som é o isolamento do ambiente. Existem algumas possibilidades mais caras, como alugar um espaço com boa acústica ou até mesmo um estúdio já pronto, mas também existe a possibilidade de utilizar espumas acústicas nas paredes, especialmente se o local de gravação for ao lado de uma rua movimentada, por exemplo.

Ilumine!

A luz é o grande segredo para ter boas imagens. Muitas vezes, mesmo quem tem câmeras de menor capacidade (caso não tenha recursos) consegue fazer boas imagens ao utilizar locais iluminados. Equipamentos de iluminação dos mais variados tipos e valores são importantes, como as Softbox (caixas de luz que iluminam de maneira ampla) e os Ring Lights (lâmpadas de LED em formato de círculo que garantem uma luz mais direcionada).

Mesmo assim, gravar em locais bem iluminados – ao lado de janelas ou até mesmo em locais abertos – pode ser uma ótima solução! O importante é buscar sempre uma boa fonte de iluminação para que a imagem fique nítida e com cores boas. Só de fazer isso já é possível melhorar a qualidade dos vídeos.

Legende e invista em acessibilidade

Quando um vídeo é publicado nas redes sociais, a presença de legendas pode ajudar a alcançar mais pessoas, e ainda contribui para a qualidade do alcance das informações. Isso ocorre porque algumas pessoas têm dificuldade de ouvir, enquanto outras só podem assistir ao conteúdo sem o áudio. Há, também, aqueles que não falam a língua fluentemente e precisam do texto para acompanhar. As legendas podem ser embutidas nos vídeos, ou acrescentadas depois caso a plataforma ofereça essa opção, como o Youtube faz.

Outra maneira de aumentar a acessibilidade de um vídeo é investindo em um intérprete de língua de sinais, já que pessoas surdas preferem esse tipo de adaptação. Com isso, além de aumentar o alcance dos vídeos, você também passa a participar ainda mais da sociedade, e isso é melhorar a qualidade.

Não tenha pena de cortar!

Depois de gravar um vídeo, seja ele qual for, é bem possível que você tenha mais tempo de gravação do que o necessário. Se for um vídeo institucional, pode ser que uma das entrevistas seja redundante. Se for conteúdo para as redes sociais, pode ser que a pessoa que falou para a câmera tenha sido prolixa ou repetitiva.

Nesses momentos, é importante saber cortar. É claro que “dá pena” remover um trecho do vídeo, especialmente depois de tanto esforço para gravá-lo, mas a qualidade não é sinônimo de quantidade! Pelo contrário: a qualidade da informação em vídeos geralmente está atrelada à sua capacidade de sintetizar ideias.

Então, depois de gravar e reunir o material bruto, não tenha medo de remover as “arestas” para entregar uma produção com o tamanho certo.

Pesquise o máximo possível!

Na produção de conteúdo, pesquisar nunca é demais. Assim, para melhorar a qualidade de seus vídeos, pesquisar e adquirir conhecimento é fundamental.

Sabe aquele ótimo filme que você viu no cinema? Provavelmente o tempo de pré-produção foi mais longo que o de gravação. Isso é normal: produções de audiovisual costumam demandar tempo de pesquisa, roteiros elaborados e muito conhecimento prévio. E o mesmo deve funcionar para os vídeos da empresa. Então, dedique-se ao tempo de pesquisa e preparo necessário para produzir um vídeo: é isso que vai garantir a qualidade do conteúdo!

Capriche no visual (seu e do cenário)

Em uma produção audiovisual, o “visual” é obviamente algo definidor. Por isso, se a ideia é melhorar a qualidade dos vídeos, você já observou qual o cenário ao fundo da gravação? Já pensou se as roupas do apresentador ou as imagens da empresa estão passando uma boa imagem?

A imagem que uma pessoa passa no vídeo, assim como o visual de um cenário, deve estar relacionada com o tipo de conteúdo produzido e ao espírito da empresa. Um escritório de advocacia provavelmente vai exigir que o apresentador esteja de roupas formais, e talvez um cenário mais sóbrio. Se o seu conteúdo é voltado para jovens, com certeza o cenário precisa refletir isso. O mesmo deve ser pensado em vídeos institucionais: qual a roupa usada pelas pessoas que se apresentam no vídeo? Como estão as plantas do escritório?

Esses detalhes fazem toda a diferença.

Melhore o jeito de falar

Por fim, devemos ressaltar a importância de transmitir o conteúdo da maneira mais clara possível. E isso passa pela dicção e simpatia daqueles que se apresentam no vídeo. Essa característica é uma das mais difíceis de mudar, especialmente se as pessoas que falam para a câmera não estão acostumadas com isso (algo comum em algumas empresas que se veem com a necessidade de produzir conteúdo).

Mesmo assim, é preciso dar atenção à dicção do apresentador: dá para entender o que ele ou ela diz? Como é sua maneira de gesticular? De que maneira olha para a câmera? Com que energia ele ou ela fala? Simpatia e carisma são fatores que podem ser inerentes a algumas pessoas, mas também são possíveis de treinar e desenvolver. E fazem toda a diferença quando o objetivo é melhorar a qualidade dos vídeos.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts