treinamento em vídeo para empresas
maio
Artigo

A maioria das empresas de tamanho médio a grande certamente demanda treinamento interno dos funcionários, especialmente os recém contratados. Seja para utilizar um equipamento específico, lidar com os processos, ou até mesmo aprender sobre as condutas corretas na equipe.

O que muitos ainda não se dão conta é como o treinamento pode ser realizado em forma de aulas gravadas em vídeos. Ainda que algumas etapas de treinamento possam exigir um profissional em cargo de supervisão, o treinamento em vídeo traz mais vantagens do que muitos acreditam a princípio.

Pensando nisso, decidimos listar algumas vantagens do treinamento em vídeo.

1- Redução de custos

A primeira vantagem do treinamento em vídeo, mais óbvia, é a de reduzir os gastos. Se toda a contratação for demandar o tempo de um colaborador mais experiente ou a presença de prestadores de serviço, isso vai gerar ônus à empresa. Reunir o conhecimento em videoaulas, por exemplo, é uma forma de reduzir os custos.

2- Padronização

Algo fundamental para a manutenção dos processos de uma empresa, bem como a redução de falhas na condução deles, é manter o padrão de práticas e de transferência de conhecimento aos novos contratados. Quando o treinamento é realizado de forma presencial, o controle de como as informações são passadas é mais difícil, visto que muitos fatores podem influenciar no processo, levando assim a interpretações erradas e falhas de comunicação. Ao produzir esses vídeos, a empresa garante mais controle na transferência de conhecimento – visto que toda a produção será acompanhada e aprovada – garantindo que a aula será sempre a mesma.

3- Mais controle do consumo

Com as plataformas de vídeo e treinamento on-line cada vez mais avançadas, hoje é possível saber detalhes dos acessos realizados nos treinamentos de uma empresa. A que horas foi realizado o acesso, quantas vezes o vídeo foi visto, e até mesmo os pontos em que o vídeo foi pausado podem ser informações: esses dados podem ser vistos conforme a plataforma utilizada para disponibilizar os vídeos. O objetivo é acompanhar a evolução do treinamento do colaborador e verificar pontos de melhoria.

4- Segurança de informações

Se a sua empresa tem informações sigilosas, o treinamento em vídeo também pode ser uma forma de evitar que as informações vazem para outros ambientes. Afinal, muitos treinamentos acabam utilizando apostilas e papéis impressos, dos quais pouco se tem controle. Enquanto isso, plataformas de vídeo em sistemas internos ficam mais seguras devido à dificuldade de reprodução em outros espaços.

5- Acesso de casa

Se o teletrabalho, também conhecido como home office, é uma realidade para sua empresa, o treinamento em vídeo garante ainda mais facilidade na transmissão do conhecimento. Afinal, enquanto o treinamento presencial demanda o deslocamento do colaborador, os vídeos gravados podem ser assistidos de casa.

6- Engajamento maior

Se os vídeos do treinamento forem elaborados com base em aulas dinâmicas e estratégias de ensino que envolvam mais recursos do que apenas alguém falando diante da câmera, é possível que o engajamento do colaborador seja maior do que em muitos treinamentos presenciais. A produção audiovisual, aliada a plataformas de ensino com atividades (se este for o caso da sua empresa), gera uma dinâmica que pode fazer com que o treinamento seja ainda mais efetivo.

7- Atualizável e customizável

São muitas as possibilidades de realização de treinamento em forma de vídeo. Se o treinamento for realizado em forma de uma sequência de vídeos, é possível acrescentar, remover e até mesmo trocar alguns vídeos que venham a se tornar obsoletos. Novas gravações podem ser acrescentadas à edição de um vídeo de treinamento, e adaptações podem ser feitas para diferentes públicos. Assim, os colaboradores de uma área podem ter mais tempo de treinamento, enquanto os de outra área podem ter que assistir a vídeos diferentes. Essa possibilidade de adequar o treinamento em vídeo conforme as necessidades de cada momento torna a iniciativa ainda mais certeira.

A 42 Filmes pode fazer captação de treinamentos, bem como atuar na elaboração das diferentes estratégias audiovisuais exigidas pelo planejamento da sua empresa.Entre em contato para mais informações.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts