abr
Mercado

O consumo de podcasts é cada vez maior no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021, durante o período de isolamento social devido à pandemia, 57% da população do país começou a ouvir podcasts. A pesquisa, encomendada pelo grupo Globo, também indica que 31% dos que já ouviam podcasts anteriormente passaram a escutar ainda mais.

Tarefas domésticas costumam ser as atividades mais comuns a serem realizadas de forma concomitante com os podcasts.

Com isso, o podcast se consolida cada vez mais como uma mídia importante para o investimento das empresas. Enquanto algumas veem no podcast uma oportunidade de se comunicar com o público, outras optam por olhar para a mídia como um meio importante para anúncios.

As vantagens do podcast

Existem inúmeros benefícios no podcast. Um deles está relacionado à comunicação íntima com o ouvinte e ao fato de ser um espaço de reunião de audiências fidelizadas.

Do ponto de vista da produção em si, o baixo custo certamente é o benefício mais importante. Diferente dos vídeos, um programa apenas de áudio ganha muito na hora de se montar a estrutura, exigindo apenas equipamentos de som, além de permitir entrevistados por ligação ou em condições que não seriam possíveis em vídeo. Além disso, a edição de áudio permite corrigir erros de forma mais rápida, o que facilita o processo de correção e agiliza a finalização – diferente do vídeo, que pode exigir mais regravações, por exemplo.

As tendências que pedem por qualidade

Segundo o empresário da área de podcasts Conal Byrne, CEO da empresa iHeartMedia, o processo de descoberta de podcasts deve subir de nível. Isso significa que será cada vez mais fácil encontrar podcasts com conteúdo específico, tal qual fazemos com artigos nas pesquisas do Google.

Com isso, segundo o especialista, os podcasts de temas duradouros e de qualidade boa tendem a conquistar mais audiência por meio da chamada “cauda longa”.

Com isso, a tendência de que os podcasts aumentem seu público é grande, mas para isso eles precisam ter conteúdo de qualidade e sons bem gravados e trabalhados.

Portanto, é uma boa hora para investir em qualidade de podcasts. Contratar uma produtora como a 42 Filmes pode fazer toda a diferença na edição e na qualidade de captação do áudio!

.

Créditos da imagem do topo: Música foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts