mar
Artigo

Você talvez não tenha ouvido do termo Branded Content, mas certamente você já foi impactado por ele. Trata-se de um modelo de produção de conteúdo focado em aumentar a percepção da marca por parte do público, com um conteúdo que engaje, tenha potencial para viralizar, e que ofereça um conteúdo interessante para acrescentar à vida das pessoas.

Trata-se de um tipo de campanha de marketing que deve envolver publicidade, entretenimento e informação.

Para entender melhor sobre Branded Content, vamos trabalhar em cima de um case de sucesso da 42 Filmes: os vídeos da série “Rock in Hellmann’s”:

Então quer dizer que Branded Content é parecido com Marketing de Conteúdo? Quais as diferenças?

Muita gente, ao ver uma produção como esta pode pensar que trata-se da mesma coisa que o chamado “content marketing”. Então confira algumas diferenças:

  • O Branded Content é mais pontual: diferente do marketing de conteúdo, que geralmente é algo feito em longo prazo (como a produção deste blog), ele forma uma campanha específica no tempo, como o caso do vídeo, feito no contexto do festival de música “Rock in Rio”.
  • Branded Content não é focado em vendas ou captação de leads: seu objetivo é apenas apresentar ou melhorar a percepção da marca, sem a preocupação de obter cliques, contatos e retorno direto. Sua produção é focada apenas em manter a marca presente para o público.
  • Branded Content também não precisa ter mensagem comercial explícita: pode simplesmente transmitir um conteúdo sem dar ênfase à marca.
Exemplo: Guaraná faz Branded Content com humoristas

Como definir e produzir o Branded Content da sua marca:

Primeiramente, você precisa entender que Branded Content não é merchandising ou ação com influenciadores, ou seja, não envolve a produção de conteúdo de canais já existentes. Note, por exemplo, que a cantora Ludmilla participa do vídeo da Hellmann’s, mostrado acima, mas o vídeo não tem relação com nenhuma emissora ou com o canal oficial da artista.

Sabendo disso, é preciso definir algumas coisas:

  • Qual público você deseja atingir?
  • Qual o tom da campanha?
  • Qual mensagem precisa ser passada para que as pessoas associem-na à sua marca?
  • O conteúdo será em vídeo?

Não existe uma regra que determine que o conteúdo precisa estar em formato de vídeo. Afinal, não há limites para a criatividade. Mas o fato é que a produção de vídeo costuma ser peça fundamental do Branded Content, especialmente por ser mais compartilhável.

Vamos citar um outro exemplo? Internacionalmente, a marca Red Bull é conhecida por financiar esportes dos mais variados, sempre com o objetivo de conectar sua imagem a algo positivo. Muitas de suas estratégias se enquadram em Branded Content, mas para que suas ações cheguem ao mundo todo, é claro que é necessário ter o registro de tudo em vídeo.

Primeiros passos e criatividade

As primeiras ações que uma marca deve tomar para fazer uma ação de Branded Content são:

  1. Definir a equipe que será responsável por isso, seja uma agência ou o departamento de marketing interno.
  2. Ter clareza de qual é o objetivo amplo do projeto: conectar-se com os jovens? Valorizar o público que não se encaixa nos padrões? Mostrar-se uma marca mais afetiva?
  3. Usar a criatividade para determinar a ação: vai ser uma forma de campanha? Tem relação com algum evento ou data? Terá duração curta ou média? Que conteúdo vai entregar? De que forma a campanha poderá viralizar?

Por fim, com uma boa campanha de Branded Content, basta trabalhar na divulgação. E lembre-se: seu público não precisa ser amplo: muitas marcas fazem conteúdo educativo em formato B2B, ou voltado apenas a nichos específicos. É o aumento do “share of mind” da sua marca que vai determinar o sucesso da campanha.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts