fev
Mercado

Os “vídeos de react” já se tornaram praticamente um gênero à parte entre as opções de entretenimento no Youtube e outras plataformas de vídeo. Um dos maiores fenômenos do momento na internet, o influenciador Casimiro, vem conquistando cada vez mais fãs graças ao seu estilo cômico de reagir a outros vídeos na plataforma Twitch.

Enquanto isso, no Youtube, dezenas de produtores de conteúdo estrangeiros encontraram um nicho de sucesso nos vídeos de react de referências brasileiras, sejam músicas ou outras produções. É o caso do artista holandês Frank Valchiria, que reage a canções brasileiras das mais variadas, ou do jovem britânico Alfie Whites, que conquistou mais de 300 mil inscritos por reagir aos mais diversos vídeos sobre o Brasil.

Recentemente, quem passou a surfar essa onda é o pré-candidato à presidência do Brasil Ciro Gomes, que passou a utilizar a estratégia para conquistar audiência e se conectar com um público mais jovem.

Mas o que é um vídeo de react? Como é possível aplicar esse conceito? Existem algumas questões a considerar.

Do que as pessoas gostam?

Uma das questões que fazem com que o “react” tenha apelo das pessoas é a camada extra de entretenimento. Mais do que assistir a um vídeo curioso, divertido ou bizarro, o público acompanha também a reação de outra pessoa, que deve externalizar seus pensamentos e entregar algo a mais sobre o que está sendo visto. O professor de comunicação digital Luli Radfahrer, da USP, afirma que esses vídeos expandem as visões sobre o mundo e ajudam a ampliar a percepção das pessoas em uma matéria da VICE.

Além de tornarem a experiência mais divertida por permitirem que o espectador veja, de certa forma, dois tipos de conteúdo simultâneos, os vídeos de react também aumentam a relação do espectador com o produtor de conteúdo. Afinal, se você acha um determinado vídeo engraçado ou pitoresco, é muito positivo ver que outra pessoa sente o mesmo: é gerada uma identificação.

No fim das contas, os “reacts” fazem sucesso porque permitem melhorar a relação com a pessoa que o apresenta. Ver Uma pessoa rindo de algo (ou indignado com algum assunto em voga) tende a nos aproximar dela. Se é um youtuber de outro país a conhecer sua cultura, por exemplo, a sensação de satisfação e orgulho ajudam ainda mais. Em caso de conteúdos políticos ou com pautas de costumes, é gratificante ver o influenciador reproduzindo a mesma opinião – e se a opinião for diferente, mesmo assim o resultado será algum tipo de engajamento.

Posso surfar nessa onda?

Marcas e outros influenciadores podem muito bem fazer vídeos semelhantes. O processo de edição dos vídeos e sincronia é relativamente fácil, e existem plataformas que facilitam. No entanto, existem alguns pontos fundamentais para quem deseja fazer vídeos de react:

1- Tenha verdade e carisma: a pessoa que apresenta um vídeo como este precisa ser verdadeira e carismática. Apresentadores de vídeos desse tipo devem encontrar sua forma de reagir, com naturalidade e boa capacidade de comunicação.

2- Entregue conteúdo: se um político opta por fazer vídeos de react, ele deve aproveitar a oportunidade para colocar sua posição e seu projeto, enquanto um conhecedor de música deve fazer referências e ensinar a respeito do assunto a partir das suas reações. Se o foco do canal é fazer humor, o conteúdo a ser entregue parece simples (mas não é): fazer as pessoas rirem com sua reação! Pense sempre em como agregar ao vídeo.

3- Cuidado com os direitos autorais: esteja sempre atento às questões jurídicas. Se você tem uma marca ou empresa a zelar, você não vai querer arriscar ter problemas. É possível utilizar vídeos virais, trechos pequenos e outros tipos de vídeo que não causem problemas. Procure sempre compreender as regras das plataformas e consulte advogados se necessário!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts