jan
Audiovisual

Sempre que vamos fazer uma filmagem, um dos grandes desafios é a captação de áudio. Gravar os sons de falas e do ambiente é tão complexo que as produções de filmes costumam ter um profissional voltado apenas para isso, chamado de “técnico de som direto”. Mesmo assim, a maior parte dos sons de um filme é produzida em estúdio. Exatamente: a voz dos atores e o barulho de passos no chão quase sempre vem de outro lugar, sendo inseridos depois pela mixagem de som.

Mas nem sempre a produção de vídeos tem estrutura de cinema, não é? Por isso, é fundamental se dedicar à captação de áudio, ainda mais quando o vídeo tem um apresentador ou entrevistado. Além disso, existe uma grande diferença entre pedir para um ator “dublar a si mesmo” no estúdio, e uma pessoa que não é profissional treinado para isso.

Então quais são os cuidados que precisamos ter na captação de áudio? É isso que vamos ver:

1- Defina o melhor microfone para ser usado

Os microfones direcionais costumam ser excelentes para realizar entrevistas: eles garantem que a voz do entrevistado será captada com o mínimo de interferência dos sons ao redor. Mesmo assim, a depender do tipo de produção, pode ser que um microfone omnidirecional seja melhor, caso a ideia seja captar os sons do ambiente. Dentre os direcionais de maior qualidade está o famoso microfone Boom, que também exige um investimento maior.

Existem tipos diferentes de microfone conforme o tipo de captação: em estúdio, um microfone condensador de diafragma pode ser uma ótima opção, já que eles são mais robustos e exigem uma estrutura mais fixa.

Se a produção for no estilo televisivo, os microfones dinâmicos de mão podem contribuir para que o apresentador o deixe posicionado diante da boca.

Por fim, vale destacar que os microfones de lapela são preferidos de muita gente, já que deixam o entrevistado ou apresentador mais livre e costumam ter ótima captação. No entanto, é preciso ter muito cuidado com o tipo de roupa que a pessoa vai utilizar, para evitar que o microfone tenha fricção com o tecido.

2- Cuide dos sons ao redor

Procure fazer as gravações em locais silenciosos. Na hora de gravar, é preciso pedir que as pessoas façam silêncio e prestar atenção em sons de grilos, chuva e outros elementos. Caso algum barulho mais incômodo surja de repente, é importante pedir para regravar um determinado trecho para evitar surpresas na edição!

3- Esteja prevenido!

Esteja sempre de olho (ou melhor: de ouvidos!) nos microfones, conferindo se há interferências ou chiados repentinos. Eles infelizmente podem surgir para atrapalhar a captação de áudio, e ninguém gosta de saber disso quando voltar para a sala de edição.

Por isso, ter microfones extras para situações de emergência, bem como pilhas e baterias para trocas imediatas, que podem ser necessárias quando a gravação durar mais tempo que o esperado.

Por que e como ter uma boa locução em vídeos

4- Use o celular, se precisar

Em casos de falta de equipamento (seja qual for o motivo), ou até mesmo em caso de baixo orçamento para iniciar uma produção de vídeos, os smartphones são uma boa saída. Com o avanço dos microfones destes equipamentos, é possível utilizar o gravador deles para captar o som que será sincronizado na edição!

Nesse caso, a ausência de sons externos é ainda mais importante, já que os smartphones têm uma abrangência grande de captação, mas a qualidade geralmente é boa para a maioria dos vídeos!

É preciso investir na melhor captação de áudio possível. Quanto melhor o som, mais os vídeos trarão resultados.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts