5 tendências na produção de vídeos para 2022
dez
Artigo

Parece que todas as tendências em produção de vídeos, especialmente no Marketing, já surgiram em 2021. De certa forma, foi o que aconteceu. O ano que simbolizou retomadas e reconexões (e novos desafios) contribuiu para solidificar algumas tendências que surgiram repentinamente no ano anterior.

No entanto, existem algumas tendências específicas que devem ficar no radar das empresas, produtoras e agências, e que definitivamente podem ajudar as marcas a alcançarem mais resultados.

Algumas tendências na produção de vídeos para 2022 podem te surpreender:

1- Vídeos curtos e virais

Se a ideia é chamar atenção do público em poucos segundos para sair na frente de tantas marcas, então os vídeos virais para a plataforma Tik Tok são o que há de mais “tendência” para hoje e amanhã. Ao que tudo indica, a cultura do Tik Tok vai continuar, e por isso a ideia de vídeos curtos deve permanecer, mesmo que em outras plataformas.

Não existe uma fórmula para saber o que vai fazer sucesso ou não. Vídeos diferentes, curiosos e inesperados costumam chamar mais atenção, e para isso é preciso estar atento às novidades e contar com uma equipe criativa!

7 maneiras de melhorar a qualidade dos seus vídeos

2- Vídeos “sem som”

Todos os vídeos precisam de som, mas é preciso pensar que muitas pessoas vão assistir a um vídeo sem nenhum som, seja porque estão em um ambiente onde não podem fazer barulho, seja porque são pessoas com deficiência auditiva.

A solução para os vídeos sem som está nas legendas! Por isso é importante investir em legendas: assim você torna seu conteúdo mais inclusivo e ainda passa a ser visto por pessoas que deixariam o vídeo no meio por não poderem aumentar o volume.

Existem softwares de transcrição automática, mas é preciso sempre revisar o texto, pois ele sempre vem repleto de falhas!

treinamento em vídeo para empresas

3- Reciclagem de conteúdo filmado

Se você teve uma palestra na sua empresa que foi filmada, ou um evento online que ficou gravado, que tal aproveitar o conteúdo? É uma ótima ideia transformar vídeos de outros momentos para publicar “clipes” de conteúdo.

Além de aproveitar o que já se tem produzido, a reciclagem de conteúdo pronto pode auxiliar até mesmo na comunicação interna da empresa, caso algum conteúdo sirva para orientar os novos colaboradores, por exemplo.

Segundo o portal Hubspot, a retransmissão de videoconferências é uma das tendências para 2022.

4- Eventos híbridos filmados

Os eventos online vieram para ficar. Isso é fato consumado. No entanto, as pessoas estão cada vez mais dispostas e inclinadas a participar de eventos presenciais após o processo de reabertura da economia.

O que resta como solução? Eventos híbridos certamente serão a escolha da maioria das empresas. Trata-se de uma solução que reúne o melhor dos dois mundos: permite o encontro presencial das pessoas e ainda dá oportunidade para que pessoas de outras regiões e países participem!

Para que seja possível um evento híbrido, é necessário investir em estruturas de filmagem e transmissão online de palestras e debates, além da inserção de convidados por videoconferência, por exemplo.

5- Treinamentos e tutoriais

Por fim, os vídeos de treinamento, videoaulas e tutoriais são a tendência menos relacionada a Marketing, já que geralmente são produções para circulação interna na empresa, mas que precisam ser considerados.

É vantajoso produzir vídeos com informações voltadas ao treinamento dos colaboradores: reduz gastos em médio e longo prazo e ainda contribui para que as informações sejam passadas de forma padronizada.

treinamento em vídeo para empresas

.

Imagem de destaque: Camera photo created by freepik – www.freepik.com

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts