Por que e como ter uma boa locução em vídeos
out
Artigo

Vídeos corporativos e até mesmo algumas peças publicitárias podem exigir um trabalho muito comum na produção audiovisual: a locução. Trata-se de uma narração em off, ou seja, sem que a pessoa seja vista em tela, que passa a mensagem para o público enquanto são mostradas imagens ilustrativas. Em inglês, o termo que se refere a essa atividade é “voiceover“.

A princípio, muitos podem achar que a locução é um trabalho simples, que exige “apenas” ler um texto em voz alta. No entanto, há diversas questões a se considerar na hora de escolher a locução de um vídeo.

O som é fundamental

Antes de entender um pouco mais sobre a locução, é preciso compreender a importância do som em um vídeo, filme ou qualquer produção audiovisual. Mais do que apenas “acompanhar” as imagens, o som é o principal fator na construção da emoção de um vídeo.

A trilha sonora, por exemplo, pode ser o fator determinante para uma cena ser dramática, séria ou cômica. Um filme que não tem sons do ambiente, como dos sapatos no chão, das pessoas falando ao longe ou dos carros na rua, certamente vai ficar estranho para o público.

Assim sendo, o tipo de voz e a maneira como um texto é falado pode fazer toda a diferença em um vídeo, independentemente de sua finalidade.

O que é uma boa locução?

Não existem regras específicas que determinem o que é uma boa locução. Tudo depende do objetivo e do público-alvo da produção. Se o vídeo é feito para crianças, a voz terá que ter um apelo mais lúdico, enquanto que locutores de vozes graves e grandiosas podem tornar um vídeo mais imponente.

Até mesmo os sotaques, que geralmente são amenizados nas locuções, podem fazer diferença no apelo ao público. É importante que os locutores tenham uma dicção muito clara, a fim de que todas compreendam bem o que é falado, portanto o sotaque não costuma ser evidente, mas pode ser um elemento a se pensar.

Então, como escolher um locutor e garantir que o vídeo terá uma voz ideal?

Características do locutor

Baseado no propósito do vídeo, no público-alvo e na mensagem a ser passada, é fundamental que se defina as principais características da locução.

A primeira delas é o gênero: será uma voz feminina ou masculina? Peças voltadas ao público feminino costumam necessitar de vozes femininas na locução, por exemplo. Empresas geralmente optam por vozes masculinas em vídeos institucionais, pois podem ser mais sisudas. No entanto, se o vídeo precisar de mais emoção, é possível que uma voz feminina mais grave consiga esse objetivo.

Devemos considerar a linguagem e o estilo do locutor. Alguns têm vozes mais abertas e joviais, enquanto outras vozes ficam melhores em situações formais. Textos bem-humorados certamente exigirão uma entonação diferente e animada, enquanto que vídeos muito sérios podem precisar de um tom de voz com menos alternâncias.

Ao produzir um vídeo, geralmente os locutores são escolhidos a partir de bancos de dados de agências e outros prestadores de serviços de locução, e todas essas características precisam ser pensadas.

O que analisar e como escolher a melhor locução

Após definir as características gerais, é necessário prestar atenção em detalhes antes de definir uma boa locução. Devemos observar alguns desses pormenores especialmente em locutores menos experientes ou em caso de atores e outros profissionais que possam vir a fazer a locução do vídeo. Podemos citar alguns fatores.

Dicção:

É fundamental que o locutor ou a locutora tenha uma dicção boa e clara para o público. As palavras precisam ser pronunciadas com todas as sílabas, e o público precisa compreender a mensagem logo no começo. Na revisão do roteiro, veja se há alguma palavra de difícil compreensão!

Entonação:

É preciso pensar na forma de pronunciar o texto. Alguns locutores tendem a falar com tom mais professoral, enquanto outros podem terminar as frases de forma semelhante a uma pergunta. Isso pode ser determinante para a escolha do profissional, mas também pode ser orientado após a contratação, para garantir que o texto será dito da forma mais próxima à ideia dos produtores.

Língua estrangeira:

Se houver palavras em outra língua no vídeo, como marcas ou termos estrangeiros, o locutor deve saber dizê-las da melhor forma. Por isso, você pode procurar por pessoas que saibam falar o idioma, ou passar a orientação de como elas devem ser pronunciadas. Nomes “difíceis” também entram na lista!

Compreensão do projeto:

Por fim, é importante que a locução seja feita por alguém que entenda o projeto e saiba a finalidade, o público-alvo e a veiculação do vídeo. Um bom briefing do que se espera da locução pode fazer toda a diferença no resultado final.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts