set
Artigo

Já pensou em produzir vídeos em forma de animação para sua empresa? Eles podem ser uma ótima solução para enfrentar dificuldades de transmitir ideias ou conceitos.

Assim como existem muitos motivos para se produzir vídeos, a área de atuação de uma empresa pode variar profundamente, indo de extração de óleo vegetal a soluções em tecnologia para clínicas de saúde. Portanto, seja em um vídeo de treinamento, de marketing ou de conteúdo, é possível que você enfrente dificuldades para transmitir uma ideia específica ou ensinar algo diferente.

Por isso, é fundamental ter em mente que uma animação deve ser considerada quando se deseja produzir conteúdo em forma de vídeo.

Para que fique mais claro, vamos entender algumas dificuldades que a animação pode solucionar:

1- Passar informações a serem memorizadas

Se o objetivo é transmitir informações específicas que demandam memorização por parte do público, a animação pode ajudar. Existe um tipo específico de animação cada vez mais valorizado: a tipografia cinética. Trata-se de uma disposição animada das letras do texto escrito, algo bastante comum em vídeos musicais com a letra de uma canção. Se o objetivo é ilustrar as palavras de forma criativa, a tipografia cinética ainda traz a vantagem de ser um formato que demanda poucos recursos.

2- Ensinar de forma lúdica

Uma campanha de marketing ou até mesmo um vídeo institucional podem exigir um certo nível de bom-humor. Contar histórias e transmitir informações de forma lúdica é uma das melhores maneiras de conquistar o público, e a animação é uma ótima solução. Um estilo de animação muito efetivo é a chamada “character animation”, ou “animação com personagens”. Nestas animações, a presença de desenhos de pessoas com formatos e cores divertidos costuma ser agradável, de forma a fazer com que as pessoas se atentem às informações.

3- Explicar processos complexos

Se uma empresa de investimentos deseja mostrar como funciona o processo de compra de ações na bolsa, ou se uma produtora de equipamentos automotivos quer mostrar as vantagens de seus produtos, será necessário mostrar um processo mais detalhado no vídeo. Um vídeo de animação que pode ser uma ótima oportunidade para ensinar processos complexos é o chamado “Whiteboard Animation”, ou “Animação em quadro branco”. O modelo, muito utilizado há algum tempo por Youtubers, costuma ser bastante didático (e simples), promovendo uma ótima compreensão de algo a ser feito em formato “passo a passo”.

4- Passar dados específicos

Vídeos que buscam informar o público sobre dados matemáticos, como informações populacionais, índices econômicos ou crescimento de casos de uma doença, por exemplo, certamente vão precisar destes valores inseridos na tela. Para isso, uma das formas mais acessíveis de se transmitir informação é por meio de infográficos. Os infográficos animados costumam se destacar porque transmitem dados em poucos segundos, de forma efetiva e fácil de memorizar.

5- Manter o público engajado

A alternância de linguagens e estilos pode fazer toda a diferença quando o objetivo é manter o público engajado. Quando uma empresa opta por utilizar animação em seus vídeos, ela não precisa fazer isso a todo tempo: os vídeos animados podem ser alternados com filmagens. Além disso, em um vídeo de animação, é comum reunir a tipografia cinética, os gráficos animados, e os personagens em um único vídeo. Essa mudança de estilos é fundamental para que os vídeos sejam diversificados e assim promovam a compreensão do público acerca das informações que se deseja transmitir.

.

Imagem do topo: Negócio vetor criado por jcomp – br.freepik.com

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts