jun
Artigo

A produção de videoaulas para cursos on-line é uma realidade cada vez mais presente nas escolas, faculdades e instituições educacionais. Muitos professores já se tornaram verdadeiros apresentadores de TV, tamanha a intimidade que têm com a câmera.

Mas você sabia que existem formas de deixar suas videoaulas melhores, muito mais dinâmicas e didáticas para os alunos?

Então, se você quer videoaulas melhores para sua empresa ou instituição, confira algumas dicas:

1- Utilize gráficos

Explanações dos professores e letreiros são sempre muito bem-vindos em videoaulas, mas a utilização de gráficos e desenhos na tela pode fazer toda a diferença para que os alunos compreendam o conteúdo da aula. Por isso, é fundamental que haja explicações mais didáticas e bem desenhadas no vídeo, e os gráficos fazem isso!

2- Mude de cenário

Imagine assistir a diversas aulas com um único fundo de tela aborrecido. Pode parecer apenas um detalhe, mas chega um momento em que o cérebro para de associar as informações por não ter acesso a nenhuma novidade imagética. Ainda que uma simples mudança de cenário e de cores faça diferença, o fato é que aulas gravadas em um parque, um espaço ao ar livre ou até mesmo em um cenário relacionado à temática da aula (como um museu para uma aula de História, por exemplo) pode ser o diferencial para ativar o interesse dos alunos e estimular o processo de aprendizagem.

3- Insira músicas, trechos de vídeos e outros materiais

Outra grande vantagem das videoaulas é que elas permitem o uso de recursos multimídia editados e inseridos da forma mais inteligente ao longo da aula. Você pode iniciar a reprodução de filmes ou documentários, com as devidas pausas para inserção do comentário do professor, e ainda inserir canções e outros materiais artísticos conforme o plano da aula pedir.

Embora muitas dessas produções sejam protegidas por direitos autorais, existem leis que permitem seu uso controlado em conteúdos didáticos, especialmente se forem aulas exibidas em plataformas específicas, e não aulas gratuitas.

4- Capriche na fala do professor

É possível melhorar a dicção e a maneira de falar do professor sem que isso afete seu sotaque ou seu estilo próprio. Para isso, existem treinamentos que podem ser dados aos professores menos preparados para dar aulas a uma câmera, e a equipe de produção pode ficar bastante atenta à maneira de falar.

Assim, é fundamental que os professores se preocupem em explicar o conteúdo da maneira mais clara possível, mantendo a fala articulada. Nessas horas, é sempre interessante regravar passagens que podem não ter ficado claras, que podem ser devidamente editadas para que o erro não seja percebido pelos estudantes.

5- Seja exigente com imagem e som

Por fim, é fundamental dar a devida importância à qualidade do som e da imagem dos vídeos. Quando a produção não é formada por uma equipe profissional, é comum que se menospreze a qualidade dos microfones ou das lentes, bem como a iluminação e a forma como as câmeras captam a imagem. No entanto, as qualidades técnicas profissionais que garantem videoaulas melhores fazem toda a diferença na atenção e na absorção de conhecimento dos alunos. Sempre que um vídeo tem imagem ruim ou som de baixa qualidade, a tendência é que as pessoas não consigam assistir com a devida atenção até o final.

Na 42 Filmes, a produção de videoaulas garante alta qualidade de imagem, som e conteúdo. Entre em contato e faça seu orçamento!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts