maio
Audiovisual

O ensino remoto on-line já era uma realidade cada vez mais presente, mas ganhou proporções inesperadas durante os meses de isolamento social ao longo de 2020 e 2021.

Entre os desafios enfrentados pelas instituições educacionais, públicas ou privadas, está o da qualidade da imagem, que pode fazer diferença até mesmo no processo de aprendizagem dos alunos. Para que possamos compreender isso, no entanto, é fundamental entender a diferença entre ensino remoto e videoaula.

O que é ensino remoto:

O ensino remoto é o ensino por meio de aulas realizadas em formato de videoconferência. Elas ocorrem ao vivo, ou seja, com o professor e os alunos compartilhando o espaço on-line no mesmo instante, e se destacam pela interação entre estudantes e docentes, e pelo fato de as aulas serem direcionadas àquele público específico.

Assim, as aulas remotas têm a vantagem de permitir que o professor desenvolva o conteúdo de forma exclusiva para a turma, considerando as dificuldades daqueles alunos, o foco do momento e até mesmo o contexto temporal em que a aula ocorre.

Aulas remotas são, portanto, a representação on-line de uma sala de aula. Entre os desafios mais importantes enfrentados neste contexto, estão a conexão à internet, que precisa de boa velocidade para garantir o fluxo da aula, e o controle da interação entre alunos, seja liberando o som dos alunos específicos, seja restringindo o acesso ao professor apenas por meio escrito no espaço de bate-papo, por exemplo.

O que são videoaulas?

As videoaulas, que tecnicamente compõem o chamado EaD (ensino a distância), são aulas gravadas previamente e disponibilizadas aos alunos de forma a serem assistidas em plataformas de vídeo a qualquer momento. Com necessidade de conteúdos mais abrangentes e mais padronizados, a aula gravada previamente demanda um preparo mais cuidadoso e costuma ter um prazo de validade de meses ou até mesmo alguns anos, antes que seja necessária sua atualização.

Em geral, as videoaulas não costumam ter o mesmo tempo de duração de uma aula remota, visto que o aluno pode pausar e reassistir a explicação ou aplicação de conceitos. Isso permite que o vídeo seja mais dinâmico, mas também elimina a possibilidade de interação entre aluno e professor, impedindo que o estudante tire dúvidas no mesmo momento.

A modalidade EaD é, portanto, uma forma de aula que traz benefícios ao dar mais flexibilidade ao aluno, além de permitir novas formas de aplicação da linguagem audiovisual no aprendizado. Há muitos estudos feitos a respeito dessa modalidade, e inúmeras instituições com resultados positivos.

Como melhorar a qualidade da imagem:

Enquanto as aulas remotas podem ser melhoradas por meio de luzes e câmeras de boa qualidade, as videoaulas possuem uma gama de possibilidades.

Uma instituição de ensino ou um profissional da educação que busca melhorar suas aulas remotas pode investir em equipamentos de iluminação, como os conhecidos “ring lights”, ou apenas garantir um ambiente mais iluminado ao lado de grandes janelas. É possível obter câmeras do tipo “webcam” com maior qualidade, sejam elas adquiridas separadamente ou embutidas em computadores mais novos. Além disso, investir em internet com velocidade maior ajuda a garantir um vídeo com menos falhas.

Entretanto, o vídeo de aulas remotas dificilmente pode ir além dessas melhorias, especialmente quando realizado da residência dos professores. Há estúdios e equipamentos profissionais utilizados para transmissões de vídeos ao vivo (como a  lives de shows, por exemplo) que podem garantir uma transmissão mais profissional. No entanto, esse tipo de investimento seria possível apenas em instituições com estrutura de estúdio, por exemplo. Além disso, a aula em formato de live tem uma dinâmica diferente daquela realizada em formato de videoconferência ou reunião.

Videoaulas profissionais: o grande segredo

Quando o objetivo é gravar videoaulas de cursos e treinamentos dos mais variados, a qualidade faz toda a diferença na atenção dos alunos e, consequentemente, no aprendizado. Considerando que as instituições costumam ter tempos para produzir os vídeos de forma cuidadosa, é possível fazê-lo com câmeras de alta qualidade, iluminação profissional e recursos audiovisuais elaborados, como animações, letreiros, edição de som e inserção de outros vídeos, como cenas de filmes e imagens ilustrativas, por exemplo.

A questão financeira é importante a ser considerada. Um dos fatores que tornam a videoaula mais atraente à universidade ou escola é o fato de a aula ser gravada apenas uma vez e exibida para alunos de muitas turmas. Assim, há uma economia de recursos, já que o trabalho de elaborar e realizar a aula não se repete.

Por isso, contar com os serviços de uma produtora de vídeos como a 42 Filmes permite que a sua preocupação se limite apenas ao conteúdo a ser oferecido ao aluno, já que toda a produção, captação e edição podem ser realizadas por quem entende do assunto.

Saiba mais sobre a 42 Filmes!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts